ADOLESCENTES ESTÃO DESENVOLVENDO PERDA AUDITIVA PRECOCE, SEGUNDO ESTUDO

Foi constatado como resultado desse estudo realizado por pesquisadores da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), da Faculdade de Medicina da USP, que 54,7% dos jovens consultados, nos últimos 12 meses, tinham notado a presença de zumbido.

São Paulo - SP (DINO18/09/2017 

A perda auditiva se relaciona, mais comumente a idades mais elevadas, por isso grande parte dos idosos sofrem com problemas de audição. Mas fonoaudiólogos e outros especialistas que estudam o ouvido têm se preocupado com os altos índices de problemas auditivos, que estão ficando cada vez mais recorrentes entre os jovens que já apresentam problemas que só eram esperados em pessoas acima de 60 anos.

A longa exposição a ruídos muito intensos e a ambientes que possuem sons demasiadamente elevados, como os que existem em shows e baladas, é muito prejudicial à audição de inúmeros adolescentes e jovens adultos que costumam frequentar esses lugares. Além disso, há um vilão ainda pior: os fones de ouvido. Eles conduzem o som diretamente para o ouvido humano. Se o volume estiver muito alto, irá prejudicar e causar sérios problemas à audição. Com o uso diário e inadequado dos fones, deixando o volume em um nível sonoro acima do recomendado, que é de 85 decibel (dB), ocorre um ataque direto à saúde auditiva, e, com o uso prolongado, o ouvido, gradativamente e de modo cumulativo, será lesionado a ponto de provocar danos irreversíveis. Se os jovens permanecerem se sujeitando a ruídos e sons elevados poderão apresentar, em breve, perda de audição precoce por volta dos 35 anos.

Um estudo realizado por pesquisadores da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), da Faculdade de Medicina da USP, com auxílio da FAPESP, divulgou preocupantes resultados aos quais 170 adolescentes entre 11 e 17 anos realizaram testes auditivos e foram consultados em um questionário que investigava se os jovens sentiam zumbido nos ouvidos, e, em caso afirmativo, qual era a frequência, duração e intensidade. Foi constatado como resultado desse estudo que 54,7% dos jovens consultados, nos últimos 12 meses, tinham notado a presença de zumbido. Essa porcentagem assustou os especialistas que esperavam um resultado semelhante a 37% de um estudo empreendido no ano de 2007, mas, infelizmente, o número de jovens com problemas auditivos cresceu exageradamente. E, ainda por cima, muitos jovens revelaram que não se incomodam ou, até, acham normal, por isso, muitos pais não tomam conhecimento do problema, e nem a ajuda médica é procurada.

A utilização assídua dos fones de ouvido com um grau elevado de sonoridade é um dos principais fatores que causam o zumbido. E, apesar de muitos jovens não se preocuparem ou não terem conhecimento do quão sério é apresentar esta anormalidade no ouvido, é fundamental que o zumbido seja tratado o mais cedo possível para que se evite a perda da audição precoce. 
O zumbido contínuo nos jovens demonstra uma fragilidade do ouvido e é um sinal de alerta de risco de que a perda auditiva, possivelmente, está em sua fase inicial. Daí para frente, o jovem pode começar a ter seu sono, concentração e comunicação afetados, o que interfere nos estudos e geram grandes prejuízos. Com o tempo, a vida pessoal e profissional desse jovem, que se tornará adulto, será comprometida antes mesmo da terceira idade.

Porém, com desenvolvimento tecnológico, começaram a surgir soluções para amenizar os problemas auditivos. Desde o zumbido até graves perdas da audição têm a possibilidade de serem atenuadas com diagnóstico e acompanhamento clínico, e, também, com uso de aparelhos auditivos. O Otoread é um aparelho de exame auditivo, comercializado pela Audiology, que fornece equipamentos médicos e audiológicos, que além de poder ser utilizado em bebês (para realizar o “teste da orelhinha”), também, pode ser manipulado em crianças, adolescentes e adultos para examinar a qualidade da audição e detectar algum nível de surdez. Ele é um instrumento confiável e realiza um exame indolor, rápido e prático, já que é um aparelho pequeno e portátil.


Comentários