FÁBULA RETRATA O BULLYING NO UNIVERSO INFANTIL E O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA AMIZADE, ENRIQUECENDO NOSSA FORMAÇÃO COMO SERES HUMANOS

A narrativa traz a luz o delicado e atual tema do bullying, conduzindo a criança à reflexão sobre o respeito, amizade e transformação.

São Paulo - SP (DINO06/04/2018





O livro "Avestruz de Muletas" resgata através de suas páginas, de forma lúdica e interativa, os limites que a vida em sociedade nos impõe desde muito cedo.
Bullying, relacionamento interpessoal, amizade, respeito são evidenciados entre os personagens, desenhando a trama.

"Avestruz de Muletas" é uma jornada de transformação vivida pelo protagonista que apresenta-se como um anti-herói. Ao invés de colocar no centro da narrativa um modelo clássico de comportamento, a proposta literária é mostrar um protagonista com suas características, qualidades, defeitos e aprendizados.

O Avestruz Pimentinha não é simplesmente mau. Ele é maior que os outros animais, apesar de ainda ser uma criança. Ele é mais forte e ao mesmo tempo menos virtuoso, mas no fundo é um solitário carente.
O leitor irá acompanhar uma amostra de como o protagonista, aturdido por dor e necessidade de muletas passa a perceber-se em um lugar mais indefeso e vulnerável. 
Ao contrário do que estava acostumado, o Avestruz Pimentinha passa a precisar da ajuda dos outros animais, ainda que menores e muito mais fracos que ele. 

O livro leva a uma reflexão sobre o convívio em sociedade, desenhando os limites das personalidades ao longo de suas páginas,

"Avestruz de Muletas" torna-se portanto um recurso interessante aos pais e educadores, como facilitador para a interação com a criança neste tema sensível e fundamental na construção da vida em sociedade.

Geni Pires de Camargo Prado, professora, aposentou-se em 1984, como Diretora de Escola do Ensino Municipal de São Paulo. Dedicou-se a escrita de contos, poesias e histórias para infância.
Publicou "Cisquinho, a formiguinha" em 2009 pela Editora Scortecci (3a edição).
Em 2016, reuniu sua obra de poesias, contos e crônicas em "Fragmentos", publicado pela Lura Editorial. Retomando sua obra para infância, publicou "Vovó Cândida", pela Futurama Editora em 2016. 
Em "Avestruz de Muletas" (Futurama), a autora propõe uma aventura narrativa entre os animais, levando à reflexão sobre o convívio em sociedade, abordando temas atuais como amizade, solidariedade e bullying. 
Participou com honras do II Prêmio Varal do Brasil de Literatura - Genebra - Suíça,
do concurso da Editora Nelpa, com a crônica "conto meu conto", no livro Contos
Selecionados, Vol.1, São Paulo, 2010, entre outros prêmios. 
Em 2017, "Avestruz de Muletas", foi um dos livros premiados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - ProAC.

Contato: 
Luciane Mero
e-mail: Lmero@uol.com.br
cel e WhatsApp: (11) 98332-3233


"Fábula: produto espontâneo da imaginação humana, onde os comportamentos numa perspectiva ética e moral, enriquecem a formação das crianças como seres humanos."

Comentários

Postar um comentário