COMO E POR QUE VENDER EXPERIÊNCIAS E NÃO APENAS PRODUTOS

Você quer descobrir como enfrentar o mercado cada vez competitivo sem perder parte da sua receita oferecendo descontos e promoções? A resposta é vender experiências e não apenas produtos. Muitas empresas encontraram na estratégia de marketing de experiência a saída para conquistar o novo consumidor, mais exigente e conectado. Esse consumidor espera mais da jornada de compra: espera uma experiência personalizada e envolvente.

São Paulo, SP (DINO26/09/2017 

O que é oferecer experiência para o consumidor?

As maiores marcas do mercado já não entregam somente produtos — seus clientes exigem e compram experiências. 

Você já se perguntou por que a Apple continua com tantos consumidores e filas em suas pré-estreias? 

Oferecer experiência em uma jornada de compra, nada mais é do que construir uma imagem e uso de produto, que vai além de funcionalidades. A experiência é única quando se constrói um elo emocional entre as partes e assim o consumidor coloca seu produto como algo especial na sua mente. As melhores estratégias não vendem algo palpável, e sim algo intangível.

Quais os principais benefícios de usar essa estratégia?

Quando se experiencializa, você para de brigar por preço e valoriza sua marca. O consumidor valoriza muito mais experiências, se fideliza a elas e está disposto a pagar mais por elas do que por simples produtos. Você conquista seu consumidor de forma mais duradoura.

Como criar uma estratégia de vender experiência e não produtos?

1- Entenda quem é o seu consumidor.
Primordial para conquistar esse novo consumidor é justamente entender quem ele é e como se comporta. Para isso, garanta que o seu time de marketing possui uma frente de monitoramento e construção de personas para o seu produto.

2- Use equipes interdisciplinares
Uma experiência completa não é formada apenas por um momento: desenhe e planeje toda a jornada do cliente. Lembrando que ela começa desde o primeiro contato até o uso final do produto. Por isso, é importante ter uma equipe que trabalha em conjunto para promover uma experiência única para seus consumidores.

3- Crie algo único e especial
A relação que algumas marcas possuem com seus clientes por si só é uma experiência que gera maior valor para elas e garantem que, mesmo com outras opções, seus consumidores não os troquem. Invista em ações pós-venda personalizadas.

4-Desenvolva senso de pertencimento tanto nos colaboradores quanto nos consumidores criando redes exclusivas de comunicação para que sintam parte de um grupo, com desejos e afinidades similares, que vai além do seu produto.

5- Contrate uma empresa experiente para te auxiliar
Essas ações devem ser pensadas e construídas por profissionais que conseguem entender e criar algo único para a sua empresa. Você pode designar parte da sua equipe para isso ou contratar uma empresa especializada para construir a estratégia para o seu negócio.
A vantagem de trabalhar com uma empresa especializada, além de ela dominar o assunto, é poder focar no seu core business e preparar o time para lidar com os consumidores, sem se preocupar com a parte burocrática e operacional para você.

Se quiser saber mais sobre esse assunto de como vender experiências e não apenas produtos, leia o livro: EXPERIENCIALIZE - Os 7 passos para transformar
produtos e serviços em experiências - a 1ª OBRA DA LITERATURA NACIONAL 100% DEDICADA AO MARKETING DE EXPERIÊNCIA.
Essa estratégia pode ser a chave para esse novo modelo de consumo focado na experiência do cliente.

Quando se experiencializa, você para de brigar por preço e valoriza sua marca.

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