VEJA AÇÕES DE MARKETING QUE PODEM AUMENTAR A VENDA NO SEU COMÉRCIO

Apesar do crescimento nas vendas, os varejistas ainda sentem o impacto da crise dos últimos meses e apostam em ações de marketing para melhorar o desempenho financeiro.

Atibaia - SP (DINO25/08/2017 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho de 2017, o comércio varejista nacional mostrou avanço de 1,2% no volume de vendas e de 0,8% na receita nominal em comparação ao mês de maio deste ano. Mas apesar deste crescimento, os varejistas ainda sentem o impacto da crise dos últimos meses e apostam em ações de marketing para melhorar o desempenho financeiro. Tais estratégias podem utilizar desde ações mais comuns, como ofertas, distribuição de brindes e amostras, como outras mais elaboradas, como promoções em redes sociais e atividades que proporcionam uma experiência diferente ao público-alvo, também chamadas de live marketing.

O marketing tem o propósito de construir e consolidar uma marca, assim como promover as vendas e fidelizar clientes. Seja em atividades mais simples ou mais estruturadas, o planejamento é fundamental para que o objetivo seja alcançado e a campanha seja considerada um sucesso. O indicado é que se atente bem as datas e produtos que irão participar das ações, e leve em conta a sazonalidade dos itens e datas comemorativas para aumentar ainda mais as vendas. É comum que diante da necessidade de realizar ações de marketing, o varejista tenha algumas dúvidas sobre quais ações realizar. Para ajudar a sanar estas dúvidas, selecionamos algumas ações de marketing interessantes para os varejistas.

Programas de incentivo
Que tal fidelizar os seus clientes? É muito mais barato para os varejistas fidelizar os clientes que já possuem do que conquistar novos. Uma boa forma de fazer isto é através de programas de incentivo. Ofereça aos clientes estratégias de pontuação ou benefícios acumulados, nos quais ao comprar mais dos seus produtos eles recebam benefícios, assim eles continuaram a realizar suas compras no seu comércio atrás dos prêmios e você lucra com o retorno deles. É comum empresas que oferecem cartões de créditos exclusivos, facilidades para clientes cadastrados ou cupons para troca de brindes. Escolha qual é a estratégia mais adequada para o seu comércio e fidelize os seus clientes.

Brindes
Quem não gosta de receber um mimo? A distribuição de brindes é uma das ações de marketing predileta dos clientes e são realmente úteis para aumentar a visibilidade da marca. Ao oferecer ao consumidor um brinde da marca, a empresa cria uma ligação com esta pessoa, se o item ainda for utilizado com frequência, o comércio será constantemente lembrado pelo shopper. As opções de objetos que podem ser oferecidos como brindes corporativos são diversas como canetas, agendas, garrafas térmicas, carregadores portáteis, bolinhas anti-stress, calendários, etc. De acordo com Zimi , empresa especializada em brindes, é preciso que o varejista se atente em escolher aqueles que representam a marca da empresa, o perfil do consumidor e que terão real utilidade na rotina do mesmo, oferecer um item inútil não surtirá o efeito desejado.

Amostras
As amostras de produtos são ações de marketing que influenciam diretamente nas vendas dos produtos, através delas os consumidores têm uma prévia do produto ou serviço oferecido pela empresa e pode aí ser incentivado a efetivar a compra. Normalmente, estas degustações e demonstrações são realizadas por promotores de vendas em locais de grande circulação, porém é preciso selecionar bem qual será este espaço. Promover demonstrações de produtos para barbear em um salão de beleza feminino, por exemplo, não trará bons resultados a empresa.

Experiências
Promova experiência diferentes e criativas com seu público, aumente o engajamento proporcionando momentos incomuns na vida deles. Crie espaços dedicados à sua marca, ofereça serviços diferenciados aos clientes do seu comércio, promova eventos com ações diferenciadas, enfim, coloque a sua imaginação para trabalhar e crie experiências únicas para seus consumidores.






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