DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA AUMENTA EM 90% AS CHANCES DE CURA

Inicialmente ele não possui muitos sintomas, porém, com o crescimento do tumor, pode ocorrer sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica. Deste modo, exames periódicos são essenciais para a detecção

Brasília, DF (DINO22/11/2017



O câncer de próstata mata um brasileiro a cada meia hora e é a doença mais comum entre homens após os 50 anos. O médico e oncologista do Hospital Santa Lúcia, Dr. Fernando Maluf, alerta: homens que fazem o exame para detecção da doença conseguem descobrir e curar a doença com eficácia e agilidade. “O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pelo tecido prostático normal ou pelo tumor. Ele é medido através de exame de sangue, que deve ser feito anualmente por homens a partir dos 50 anos, pois é um marcador importante para o diagnóstico de câncer de próstata. No entanto, ele deve ser feito sempre em conjunto com o exame físico (toque retal), porque ele não é 100%. O PSA não elimina exame de toque retal”, explica o oncologista do Hospital Santa Lúcia, Fernando Maluf.

A próstata passa por uma série de modificações durante a vida do homem, por isso é necessário estar atento para essas mudanças. Confira aqui as recomendações para cada idade:

Aos 30 anos
Nesta idade, ela não demanda tantas preocupações. Em princípio, levantar-se à noite para ir ao banheiro não deve causar muito alerta. Porém, a prostatite (inflamação do órgão) pode aparecer em qualquer idade. Em caso de desconforto na área e febre alta, é indicado ir ao médico. Em geral, o câncer de próstata geralmente não ocorre nesta fase da vida. "Para esses homens ainda não é necessário realizar exames preventivos de câncer. No caso de ter uma base genética familiar, você deve fazer uma primeira consulta aos 40 anos ", adverte o oncologista do Hospital Santa Lúcia, Eduardo Visotto.

Aos 45 anos
Ao longo dos anos podem aparecer sintomas de anomalias. Entre 45 e 50 anos é quando você deve considerar uma primeira visita ao médico para a detecção precoce de câncer de próstata. Daí para frente, a consulta será anual ou semestral, dependendo dos resultados dos testes, dos dados do PSA (detectados no sangue), do exame retal e da ultrassonografia prostática.

Dos 65 anos em diante
A começar dos 65 anos de idade é quando, em geral, o tamanho da próstata aumenta e, portanto, mais problemas são registrados. Durante este período, os exames médicos devem fazer parte da rotina. Em caso de doença, é essencial estar informado sobre as opções de tratamento e seus efeitos. Também é importante conscientizar a família para receber o apoio emocional necessário.

Pioneirismo
O Hospital Santa Lúcia foi o primeiro em Brasília em utilizar tecnologia que vaporiza próstata com hiperplasia benigna (aumento excessivo do órgão), por meio de laser, em um procedimento minimamente invasivo e sem cortes. Trata-se da terceira geração do equipamento conhecido como Green Light® XPS, que permite que a cirurgia seja realizada em menos tempo, com mais precisão, e em próstatas acima de 100g – até então, o limite de tamanho para cirurgia a laser.

O Dr. Eduardo Visotto explica que o novo equipamento traz mais segurança e melhores resultados aos pacientes. “As vantagens são diversas, menor sangramento com mínima chance de transfusão sanguínea, menor risco de intoxicação hídrica, menor tempo de sondagem vesical no pós-operatório, recuperação mais rápida do paciente e menos chances de estenose de uretra”, destaca o especialista lembrando ainda que o aparelho permite uma coagulação mais eficiente, pois usa luz pulsátil para cauterizar a ruptura dos vasos, diminuindo o sangramento.


Comentários