Casa do Samba recebe grupo folclórico de Rio Claro

Neste último domingo de festa em agosto a Casa do Samba de Pirapora do Bom Jesus recebeu o Grupo Folclórico Congada e Tambú de São Benedito Rioclarense que existe há 35 anos naquela cidade, sob o comando do capitão e mestre José Ariovaldo Pereira Bueno.  Sob seu comando o grupo se apresentou pelas ruas do centro de Pirapora do Bom Jesus, na Praça do Coreto e, depois, entrou no Santuário Diocesano para reverenciar o Bom Jesus de Pirapora.

José Ariovaldo, que também é pianista, regente e professor de canto orfeônico,  conta que o grupo revive várias tradições dos escravos como o Samba de Umbigada, que é a renovação das comemorações da libertação dos escravos, além do Maculelê e do Jongo, com muita comemoração nos dias treze de maio, dia da libertação.


Em Rio Claro também tem o Samba Lenço que é outra antiga tradição. O grupo já esteve em Pirapora mais de cinco vezes para se apresentar, sendo que este é o terceiro ano que eles fecham a festa de agosto em Pirapora. O Samba de Bumbo de Pirapora também se apresentou neste 27 de agosto, após a tradicional feijoada da casa. 

José Ariovaldo Pereira Bueno


















Comentários