ESPECIALISTAS DÃO DICAS PARA MOTIVAR A PRÁTICA DO INGLÊS

Para consolidar o aprendizado bilíngue é preciso uma dose maior de concentração e estímulos atraentes e dinâmicos que prendam a atenção dos alunos que retornam à rotina escolar

São Paulo, SP (DINO25/08/2017 

Segundo recente artigo divulgado pela BBC, entre 60% e 75% das pessoas em todo o mundo falam ao menos dois idiomas. Pesquisas revelam que os benefícios de falar duas línguas estendem-se dos âmbitos mais básicos aos mais complexos, como a saúde e a capacidade de comunicação. De acordo com as especialistas educacionais e diretoras do Systemic Bilingual, Vanessa e Fátima Tenório, aprender outro idioma amplia a capacidade intelectual e desenvolve o pensamento crítico. “As crianças bilíngues têm maior habilidade metalinguística, ou seja, são melhores em julgar se uma sentença contém erros gramaticais, o que reflete sua maior capacidade de atenção”, ressalta Vanessa. 

O estudo, ‘Bilinguismo: consequências para a mente e o cérebro’, publicado na revista médica ‘Trends in Cognitive Sciences’ aponta até mesmo para um efeito positivo sobre o retardamento dos sintomas de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer. O bilinguismo ainda promove ganhos em vários planos, que vão desde o político ao econômico, cultural e até pessoais. Fátima explica que “passando pelo processo correto de ensino dentro da escola, o principal benefício do aprendizado bilíngue se dá sobre um conjunto de processos cognitivos que inclui atenção (maior capacidade para focar em informações importantes e ignorar as irrelevantes), e maior capacidade de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo, entre outros, desde a infância até a idade adulta e avançada”. 

Voltar à rotina escolar após um período de férias pode ser uma tarefa árdua, especialmente quando se trata do processo de aquisição de uma segunda língua. A volta às aulas exige uma dose maior de concentração dos alunos e, para motivá-los, é preciso aproveitar os momentos de lazer para consolidar o aprendizado bilíngue. 


"Quanto maior a exposição à língua, melhor o aprendizado, o mercado já dispõe de uma grande variedade de sites e apps que utilizam o inglês de maneira original"

Para engajar os alunos e impulsionar o aprendizado do inglês, as especialistas citam dicas úteis como criar uma playlist com as músicas favoritas em inglês. “Quem não gosta de uma boa música? Ouvir canções em inglês faz-nos habituar cada vez mais à língua, melhorando a compreensão das palavras de maneira divertida e dinâmica. Serviços de streaming como Spotfy e Deezer são ótimas opções para encontrar seus hits favoritos”, sugere Vanessa.

A especialista ressalta ainda que assistir em família a um filme em inglês, sem legenda - ou com a legenda em inglês -, além de estimular o convívio familiar, é um excelente aliado para melhorar o listening e aumentar o vocabulário dos alunos, que aprendem e identificam pronúncias de palavras e familiarizam-se com frases e expressões.

O YouTube recebe milhões de usuários em busca de novidades em canais de jogos de videogame, futebol, culinária, moda, entre outros. Fátima Tenório explica que encontrar um youtuber que faça tutoriais em inglês pode ser uma boa alternativa. “Por tratar-se de um assunto de interesse e domínio do usuário, elevam-se as taxas de atenção e compreensão do conteúdo divulgado”.

Outra opção, de acordo Fátima, é conhecer a versão original de seu desenho animado preferido. “A maioria deles, são versões adaptadas para o português. Conhecer a versão original - em inglês -, de sua animação favorita, é uma atividade altamente recomendável que contribui no processo de aquisição da língua de maneira leve e divertida”, explica. 

As especialistas enfatizam que navegar em sites e aplicativos em inglês corrobora para o aprimoramento da segunda língua. Considerando que, quanto maior a exposição à língua inglesa, melhor será o aprendizado, o mercado já dispõe de uma grande variedade de sites e apps que utilizam o inglês de maneira natural e original. “Park Math, Alphabet Zoo, Farm 123, Busuu Kids, Lunch Box, Action Words, One More Story a Awesome Eats, são alguns exemplos interessantes. O ideal é encontrar o aplicativo de sua preferência na Apple Store ou no Google Play e aprimorar suas habilidades por meio dele”, finalizam as especialistas.


ilustração: Histórias com valor (contém as 7 regras para aprender a falar inglês que ninguém nunca lhe ensinou.





Comentários