Resumo da 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus

A mudança do horário das sessões da Câmara Municipal para as 18 horas parece que começa dar seus frutos com maior presença de público, fato ressaltado por alguns vereadores. Com debates às vezes acalorados vários temas de interesse da população foram levantados.

O dia 21 de agosto marcou a segunda sessão da CâmaraMunicipal de Pirapora após o recesso de julho e a 12ª do ano legislativo. Com quórum completo, o procurador da Casa, Dr. João Geraldo, passou a leitura do expediente da noite:

- Os vereadores da oposição, Elias de Araújo, Mauro Vilas Boas e Natalia da Silva apresentaram um pedido em nome da Comissão de Justiça, Redação, Finanças e Orçamento solicitando uma data para a apreciação das contas do ex-prefeito Gregorio Pontes Maglio referentes ao ano de 2013.

- Indicação do vereador Romilton Militão ao poder executivo para a realização de limpeza do escadão que liga a Rua Quatro à Rua Carmo Vieira em frente à escola Maria Aparecida Beraldo Galo. Em outra indicação, Militão solicita a pintura de uma faixa de pedestres na Avenida Alaor Viegas próximo ao Posto da Saúde da Família no Jardim Bom Jesus.

- Três indicações dos vereadores Elias, Mauro e Natalia: instalação de uma lombada na Rua Norberto de Oliveira, próximo ao número 459; cascalhamento das Ruas São Bento e Alberto Bernardo, no Pasto do Santo; e estudos do setor de finanças da prefeitura para o aumento do valor máximo da bolsa aluguel previsto na Lei 952/10.

- Quatro requerimentos dos vereadores Elias, Mauro e Natália: obtenção de várias informações sobre os repasses de verbas para o Instituto de Previdência Municipal e possível atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário de 2017; posição sobre a falta de um ginecologista no Ambulatório Médico de Especialidades no centro, com a possibilidade de contração de novo profissional da área; informações sobre a licitação no fornecimento de merenda escolar em 2017; e sobre a situação das três famílias do Parque Payol que estão alojadas no Ginásio de Esportes da cidade.

- Os três vereadores citados acima fizeram uma Moção de Congratulações e Louvor ao deputado Campos Machado pelo lançamento da Frente Nacional Contra a Liberação da Maconha e da Cocaína. O vereador Elias fez uma Moção de Pesar pelo falecimento de Dirce Domingues de Freitas ocorrido em 28 de julho de 2017. O vereador Mauro fez uma Moção de Congratulações e Louvor a toda equipe do Hospital Infantil GRAACC pela acolhida e festa de aniversário à jovem piraporana Rebeca Sales.

Após as leituras e aprovações de todos os documentos, os vereadores falaram na tribuna:
O vereador Elias ressaltou a presença de mais público na sessão noturna. Cobrou do prefeito mais carinho com a população indicando, por exemplo, a situação da estrada que leva à região do Ponunduva. Cobrou satisfação sobre problemas na iluminação pública, sobre os entulhos no Conjunto São Benedito e a presença do prefeito nas sessões da Câmara. Cobrou também as informações sobre a situação do Instituto da Previdência Municipal, a análise das contas do ex-prefeito Gregorio, criticando as comissões da casa que não cumprem seus prazos. Cobrou do prefeito a falta de convite quando da visita do Chefe da Casa Civil a Pirapora e que ele poderia ter ajudado na cobrança como, por exemplo, para acabar as obras da Arena Payol junto ao FUMEFI que, por sinal, segundo o vereador, já tem uma verba destinada aos municípios da região metropolitana, não necessitando da ajuda de deputados.  Por fim, afirmou que os vereadores têm boa vontade na aprovação de medidas que beneficiem a população.

O vereador Mauro também criticou a prefeitura pela situação do entulho no Conjunto São Benedito, e a situação no bairro Laranjeiras em função das chuvas. Criticou a ida do ex-prefeito Gregorio na recepção ao Chefe da Casa Civil. Cobrou respostas da prefeitura aos requerimentos feitos pelos vereadores. Levantou também questões sobre a situação do Instituto de Previdência Municipal e atenção às famílias que estão alojadas no Ginásio de Esportes Municipal. Mauro também cobrou informações sobre os kits de diagnósticos para os diabéticos.

A vereadora Natalia pediu respostas aos requerimentos por parte da prefeitura. Falou do requerimento sobre o problema da falta de um ginecologista no AME e sobre a licitação da merenda escolar de 2017. Falou sobre o apoio ao deputado Campos Machado e seu combate a liberação das drogas. Cobrou também uma solução para a compra de coletes à prova de balas para a Guarda Municipal e os constantes problemas com a operadora de telefonia celular OI. Falou que os buracos nas ruas já viraram piada nas redes sociais e sobre as famílias que estão alojadas no Ginásio de Esportes Municipal.

O vereador Luciano Motorista questionou os vereadores da oposição se a campanha eleitoral já teria começado, face às críticas à prefeitura. Lembrou os fatos positivos que estão acontecendo como, por exemplo, a conquista de uma nova ambulância, que os coletes para a Guarda Municipal já vão entrar para licitação e que a merenda escolar do município é referência no Estado de São Paulo. Lembrou também que as verbas do FUMEFI são maiores do que o previsto e que servirão para o recape de várias ruas, principalmente àquelas para passagem de ônibus. Assegurou que vê o esforço feito pelo prefeito interino, apesar de todas as dificuldades da conjuntura econômica o que deixa muita coisa por fazer. Por fim, Luciano elogiou o vereador Cidinho pelo evento realizado na Câmara Municipal com vários representantes do Partido dos Trabalhadores. Luciano também falou novamente sobre a necessidade da mudança da Lei de Zoneamento para possibilitar a instalação de um posto de gasolina no km 50 da Estrada dos Romeiros.


A vereadora Cris Bugallo solicitou o aumento do valor do aluguel social, que hoje estaria defasado. Falou do orgulho de ter conseguido o aumento do tempo da licença maternidade e apoiou a moção contra a liberação de drogas. Lembrou da sua atuação contra a realização de Raves no município. Disse que pretende elaborar um projeto de lei para que as mães possam ficar com seus filhos em caso de atestados médicos para as crianças, quando não houver quem cuide deles. Falou do problema da falta de ginecologista no AME e elogiou a atuação do Dr. Alexandre no Payol. Lembrou do problema na rua, existente em frente a Escola Amigo Real, onde há risco de parte da rua ceder. Cobrou soluções em pontos da iluminação pública com falhas em alguns lugares e, concluindo, desejou que no futuro os vereadores vissem mais as coisas positivas que acontecem no município.










fotos: equipe Joel Miranda (divulgação)

Comentários