TCS LEVA CONHECIMENTO DE TI A 190 MIL ALUNOS E PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

A parceria com o Governo do Estado de São Paulo foi assinada na sede da secretaria de Educação
(DINO29/08/2017 


A Tata Consultancy Services, empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, assinou em 9 de agosto o termo de parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa vai levar conhecimento de TI a cerca de 190 mil alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, por meio do goIT, programa da TCS para capacitação de alunos e professores, com o objetivo de estimular o aprendizado na área de tecnologia e preparar os jovens para o mercado de trabalho. 

O projeto vai ao encontro da reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Federal. A ideia da reforma é priorizar a educação técnica e ampliar o ensino em tempo integral, em conjunto com a iniciativa privada. O programa vai acontecer, inicialmente, em duas diretorias regionais da cidade – diretoria regional de ensino Norte 1 e Leste 2 – que terão seus quase 4.000 professores capacitados por profissionais da TCS para repassar o conteúdo para os 92.000 alunos de cada uma delas. 

As qualificações seguirão um cronograma para abordar temas como tendências de tecnologia, internet das coisas, mecanismos de aprendizagem fora da escola, tecnologia para sala de aula, entre outros. Além disso, duas escolas dessas diretorias receberão edições especiais do goIT - o colégio Augusto Ribeiro de Carvalho, localizado no bairro de Nossa Senhora do Ó, na zona norte; e a escola Dom Pedro I, localizada em São Miguel Paulista, zona leste da cidade. 

Nos dois casos os alunos terão acesso a uma plataforma de ensino virtual da TCS, o Campus Commune, e encontros periódicos com especialistas, que irão ministrar conteúdos, tirar dúvidas e auxiliar na construção do projeto final: a criação de um aplicativo com foco no comércio da região onde vivem.

“Essa parceria é um divisor de águas para as iniciativas da TCS na área de educação. A partir de agora queremos participar ativamente da formação dos alunos da rede pública e ajudar a transformar o cenário educacional. Os professores serão multiplicadores dos conteúdos, ampliando nosso alcance para além das turmas iniciais”, comenta Parameswaran Ramani, Head de Recursos Humanos da TCS Brasil.

“Acreditamos que por meio da educação é possível transformar vidas. E é isso que estamos buscando com essa iniciativa: dar oportunidades e ajudar alunos da rede pública a conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Essa iniciativa é parte de um projeto muito maior voltado para educação no Brasil”, analisa Tushar Parikh, Country Head da TCS Brasil.

“O mundo hoje precisa de empreendedores, criadores e pessoas polivalentes. Por isso é que surge a urgência de oferecer aulas diferenciadas aos jovens, que atraiam essa infância e juventude plugada nas redes sociais e com circuitaria neuronal inteiramente digital”, pontua o secretário da Educação do Governo do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.


Secretário da Educação de São Paulo, José Renato Nalini durante assinatura do convênio com a TCS









Comentários