APLICATIVOS AUXILIAM NO DESEMPENHO DE ALUNOS ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE GAMIFICATION. JÁ OUVIU FALAR?

Estratégia de incentivo muito popular no mundo mobile, o Gamification auxilia no desempenho escolar ao recompensar os alunos que utilizam a plataforma para tirar dúvidas sobre várias matérias curriculares

São Paulo - SP (DINO30/08/2017 

Cada vez é mais difícil arranjar tempo para dar aquela força nos estudos dos filhos. E contratar professores particulares não é nada barato, muito pelo contrário. Mas como então auxiliar no desempenho escolar dos pequenos? E olha que estamos falando de muita lição de casa. Segundo pesquisa divulgada no jornal norte-americano “American Journal of Family Therapy”, meninos e meninas da primeira e segunda séries recebem muito mais tarefas, três vezes além o ideal, do que é recomendado Associação Nacional da Educação dos EUA. Esta “demanda” equivale a 30 minutos por dia, sendo o ideal, em torno de 10 minutos.

No Brasil o cenário não é nada diferente e o tempo diário dedicado à lição de casa aumenta cada vez mais. Quem tem filhos em idade escolar sabe muito bem disso. Por outro lado, a tecnologia de aplicativos desponta com soluções que podem auxiliar no desempenho escolar das crianças, principalmente quando pensamos na estratégia de incentivo chamada Gamification, que recompensa o aluno a cada conquista previamente estabelecida, como a cada conclusão de um problema de matemática ou ao responder 20 questões de história e geografia.

“Percebemos ao longo dos anos que os alunos que são recompensados sistematicamente, apresentam um melhor desempenho em aula, inclusive com notas melhores nas avaliações. Além disso, pautamos em um atendimento mais descontraído, sem aquela pressão que existe de um professor em relação a um aluno” afirma Gabriel Tarhun, um dos sócios fundadores do aplicativo CLUBEaluno que conta com professores cadastrados que tiram dúvidas dos alunos via aplicativo.

Pelo aplicativo CLUBEaluno é possível enviar dúvidas sobre as matérias curriculares e os professores cadastrados na plataforma, neste momento, entram em ação para realizar o atendimento ao aluno. O desenvolvimento do aplicativo ficou a cargo da Megaleios, empresa especializada em apps com Gamification e que está localizada no coração comercial de São Paulo, na Avenida Paulista. “Recebemos a ideia do aplicativo e logo pensamos na estratégia de Gamification. Hoje são mais de 3000 alunos utilizando a plataforma e recompensados por avanços no estudo, como através de posições em um ranking dentro do app. É uma forma sadia de incentivar o aprendizado”, ressalta o CEO da Megaleios, Fabiano Belmonte.


Gamification dentro do CLUBEaluno

A estratégia de Gamification dentro do CLUBEaluno se mostra muito eficaz, já que os estudantes compartilham nas redes sociais sempre que avançam posições no ranking, estabelecendo assim uma disputa sadia entre amigos e até mesmo estudantes que nem se conhecem. “Os alunos se dedicam mais para concluir um problema. Ninguém quer ficar para trás no ranking dos alunos”, ressalta Gabriel Tarhun.

O aplicativo desenvolvido pela Megaleios está disponível para Android e iOS.

Mais informações em www.clubealuno.com.br


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