FALTA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS DIFICULTA A GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL

Editora Positivo reúne educadores em São Paulo para discutir o futuro da educação. Encontro acontece em Campinas e Ribeirão Preto, em setembro

(DINO28/08/2017 

Gerir uma escola é tarefa complexa que engloba uma infinidade de aspectos difíceis de equacionar - sejam eles pedagógicos, administrativos ou financeiros. No Brasil, quando se trata de gestão escolar, o desafio aumenta por conta da dificuldade de se atrair profissionais capacitados para a função. Com algumas exceções, exige-se pouca competência e aptidão para liderar uma comunidade tão variada composta por alunos, professores, funcionários e pais. E quando não faltam recursos, como no caso das instituições de ensino privado, faltam treinamento e mecanismos de avaliação dos gestores que ajudem a apontar na direção certa.

Especialistas concordam que o desempenho de uma escola não depende apenas da atuação do diretor, mas também da equipe colaboradora e de recursos materiais. E da mesma forma que professores devem estar em processo de formação e atualização constantes, os gestores escolares também precisam ser capacitados de forma adequada e contínua. “Diretores de escolas, em geral, não são preparados nas universidades para enfrentar os desafios de gerir uma instituição de ensino”, afirma Emerson dos Santos, diretor-geral da Editora Positivo. A capacitação de profissionais nessa área ainda está centrada na generalização de conceitos e ideias. “Falta conscientização de que é preciso melhorar a formação dos gestores e oferecer acompanhamento mais próximo”, destaca Emerson. 

A Editora Positivo promoveu, na última segunda-feira, em São Paulo, o evento “Um Dia Positivo!”. A iniciativa reuniu 200 gestores e 900 professores de escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino no estado. Além de discutir os rumos da educação no país e promover a formação de docentes, o evento ofereceu a diretores escolares a oportunidade de atualização e de entrarem em contato com temas relevantes no atual cenário da educação. Aos gestores, cabe também uma nova visão de administrar e se relacionar com seus públicos, entendendo, acompanhando e se antecipando a possíveis necessidades. Pensando nisso, a programação do evento foi focada em oferecer a diretores escolares conteúdo relevante para a administração de uma escola. 

Além das perspectivas e cenários da educação, abordados pelo diretor-geral da Editora, Emerson dos Santos, o encontro recebeu palestrantes como o consultor e administrador Max Gehringer, que falou sobre gerenciamento de mudanças. Também houve debates sobre reputação e gerenciamento de crises, com o gerente de Marketing da Editora, Fabricio Almada, e a formação de preços e custos nas escolas, com o tributarista Marco Aurélio Pitta. Para falar sobre o uso das novas tecnologias e ferramentas digitais em sala de aula, segurança cibernética e o papel da escola na era digital, a convidada foi a advogada e especialista em Direito Digital, Patrícia Peck Pinheiro, idealizadora do Movimento “Família mais Segura na Internet”.

Além desta, estão previstas outras edições do evento, a serem realizadas em setembro, em Fortaleza (14), Ribeirão Preto (18), Recife (19), Manaus (21) e Campinas (22). Em 2017, o evento “Um Dia Positivo!” já foi realizado em Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá e Belém. O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.830 escolas de 955 municípios do território nacional.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Sobre a Editora Positivo

Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.


Emerson dos Santos, diretor-geral da Editora Positivo






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