HÁ JUSTIÇA NO BRASIL? ROBINSON NEVES, ADVOGADO, AFIRMA QUE SIM.

Robinson Neves é Diretor-Presidente da Neves Advocacia de Resultados. Nesta entrevista ele fala da instâncias judiciais e da justiça.

Brasília, DF (DINO30/08/2017 

Todos nós estamos envolvidos com os passos da justiça. Se é justa, quantas instâncias tem, são inúmeros os casos de políticos envolvidos em diversas questões jurídicas. Lemos que há que se esperar o julgamento na segunda instância para que algo possa acontecer. Em sendo assim.... A primeira instância tem algum valor.

Leia com atenção esta entrevista, pois, o Dr. Robinson Neves explica as instâncias, o que fazem, vale a pena conferir.

Dr. Robinson Neves, Diretor-Presidente da Neves Advocacia de resultados, gostaríamos de perguntar sobre o juiz de primeira instância. Para que existe a primeira instância se a segunda muitas vezes reforma sua decisão? Há credibilidade na primeira instância?

Sim. Há muita credibilidade. O juiz de primeira instância prepara todo o processo, ouve as partes, ouve as testemunhas, recebe os documentos, garante o amplo contraditório e sentencia. A segunda instância faz apenas a revisão disso tudo, revisão feita quando impetrado recurso, dando à parte maior segurança jurídica possível. No caso, a que está inconformada com a sentença. A revisão do julgamento é salutar e democrática. Serve para confortar os espíritos dos derrotados e dos vencedores. Uma instância não anula a outra, mas são complementares para ser feito o melhor julgamento, ainda que não se encontre a justiça.

Dr. Robinson. E quantas instancias possui um processo?

Temos duas instâncias ordinárias. Primeira e segunda, mais corretamente chamadas de primeiro e segundo graus de jurisdição. Além desses dois graus de jurisdição, ainda há pelo menos mais um, ou seja, o grau extraordinário de jurisdição, exercido pelo Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. Então, pôde-se dizer existirem três instâncias.

E o STJ e o STF analisam que casos?

STJ e STF são instâncias extraordinárias. Servem como uniformizador do entendimento sobre a lei o STJ e o STF são o intérprete maior da Constituição Federal. São instâncias atingíveis após passar pelas outras duas. Agora, quando há foro privilegiado, a única instância de julgamento ou é STF ou o STJ, vai depender do cargo ocupado pelo investigado.

Dr. Robinson, sei que sua visão é de advogado, mas, devemos realmente crer na justiça? 

Acreditar. Não tenho dúvidas. Sem a justiça, poder judiciário, ainda estaríamos às cegas.

Agora fale da Neves Advocacia de Resultados. Como está a empresa? Em que área atua? Como os que se encantaram com suas respostas podem te encontrar na internet?

Como todos no Brasil, estamos passando por reformulações para enfrentar a crise. Ainda hoje reformulei o site e um novo entrará no ar em breve. Atuamos com uma Advocacia moderna full service e em campos específicos do direito, como família, sucessão, cível, trabalhista, criminal e tributário. Estamos reformulando tudo por aqui, principalmente após a existência da deep web.

E qual o e-mail página no Facebook, enfim, como as pessoas que se encantaram com suas respostas podem te contatar?

Meus e-mails são robinson@mevesfilhoadvocacia.adv.br ou robinsonneves2015@gmail.com. No Facebook tem a página profissional Neves Filho Advocacia. O site está em fase de desenvolvimento.

Anand Rao
Editor do Cultura Alternativa
www.culturaalternativa.com.br

Dr. Robinson Neves


Comentários