Pedido de cassação da vereadora Natália é arquivado

Com o plenário da Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus lotado de apoiadores da vereadora Natália Silveira, foi arquivado na sessão de ontem, 2/10, o pedido da sua cassação feito pelo suplente de vereador de seu partido (PTB), Edson Gomes de Freitas - o Nino Cadeirante, por quebra de decoro parlamentar.  Já volto ao assunto.

No início da sessão foram lidos os tradicionais requerimentos, ofícios e moções dos vereadores e aprovados rapidamente:

Moção de pesar do Vereador Elias de Araújo pelo falecimento do Sr. Emílio Maciel da Silva; Moção de Congratulação e Louvor a Dra. Izabel Gratieri, pelo trabalho de atendimento médico a população carente; requerimento dos vereadores Cris Bugallo, Willian Sanches, Milton Araken, Romilton Militão, Luciano Motorista e José Aparecido de Souza (Cidinho) solicitando envio de ofício ao executivo municipal para solicitar à Viação Osasco ou outra empresa de transporte para a criação de uma linha municipal ligando todos os bairros de Pirapora ao centro da cidade; indicação dos vereadores Elias de Araújo, Mauro Vilas Boas e Natália Silveira para a realização de limpeza de entulhos na Rua Milton Carneiro, no Jardim Bom Jesus e na rua 32 do Parque Payol.

O Vereador Luciano falou sobre sua moção em que parabenizou a Dra. Isabel do PSF 3 pelos mutirões realizados em bairros afastados, e também a realização do atestado de óbito do Sr. Geraldo, falecido na sua residência, o que teria facilitado a vida da família. Na questão do transporte público, disse que há a necessidade de se lutar por uma condução que ligue a cidade ao Shopping Catarina, pela possibilidade de acesso aos empregos em Araçariguama.

O presidente da Câmara, vereador Militão colocou a questão do pedido de cassação da vereadora Natália e, a pedido da vereadora Cris Bugallo, pulou a leitura da denúncia, já que a mesma estava em poder de todos os vereadores. A vereadora Natália agradeceu a presença de muitas pessoas que saíram em sua defesa, dizendo que foi vítima de uma invasão de privacidade e que, antes que uma decisão fosse tomada, que lembrassem que ela sempre pensou na população pelos vários problemas que vê na cidade. Lembrou ainda que seu pai também já passou pela mesma situação no passado. Pediu a todos que pensassem como pais, como irmãos, antes de tomarem uma decisão.
Em votação nominal os vereadores Mauro e Elias votaram pela não aceitação da denúncia, e os vereadores Luciano, Araken, Cris Bugallo, Willian e Cidinho se abstiveram do voto, ocasionando o arquivamento da denúncia.

O vereador Mauro agradeceu a grande presença de público que apoiou a sua colega Natália, dizendo que a conhece desde menina e que a decisão de hoje foi uma vitória para o seu currículo. Afirmando que os vereadores têm muitas coisas para se preocupar com a cidade do que ficar fuçando e-mails e redes sociais para se achar algum erro ou a vida pessoal dos outros. Reclamou dos salários baixos dos funcionários, a falta de pagamento de horas-extras e outros problemas mais graves que estariam acontecendo.

O vereador Elias disse que solidarizava com a vereadora Natália e a parabenizou pela garra e firmeza neste momento. Disse que o povo se uniu a ela na sua defesa. Falou que a causa de tudo foi o áudio divulgado recentemente e que tudo seria uma retaliação, que ainda poderia atingi-lo ou ao vereador Mauro no futuro ou de outros mais. Falou que quem deveria estar aqui para ouvir isso não estaria na casa, referindo-se ao ex-prefeito Gregorio, que estaria por trás da denúncia contra a vereadora Natália e até contra ele. Disse que gostaria de respostas com relação ao áudio e que a população precisava de respostas. Agradeceu aos demais vereadores por não aceitarem a denúncia contra a vereadora Natália, alegando que, caso aceita, seria um absurdo. Disse que seu companheiro do partido teria sido usado para entrar com a denúncia, insinuando mais uma vez a participação do ex-prefeito Gregório.

A vereadora Cris Bugallo disse que a vereadora Natália tinha sido abraçada pela população feminina e que ela mesma já havia falado com ela que a denúncia não seria aceita. Agradeceu aos demais vereadores pela decisão de rejeitar a denúncia. Disse que também no passado já foi atacada por ser mulher e que estava tranquila e feliz por ela, lembrando também que o pai da vereadora havia passado por isso, assim como com seu marido, o ex-vereador Geraldo Bugallo, e que o tempo pode passar que não apaga da mente. Disse que a cidade parou por conta dessa confusão, mas que em meio a tudo isso, a cidade vai receber uma nova faculdade da FMU, com curso à distância, curso profissionalizante, pra todo mundo que quiser e melhorar de vida. Disse que saia hoje da Câmara com a cabeça erguida porque não devia nada a ninguém.

O vereador Luciano disse que, infelizmente, a sessão se tornou um palanque eleitoral. Disse que também sofreu muito quando a oposição soltou um jornal no Payol com a foto dele dizendo que ele estaria envolvido em algum esquema, dizendo que os três vereadores da oposição não tiveram respeito com ele. Disse que, de coração, não queria que a vereadora Natália passasse por isso que passou. Ele levantou uma questão que está no ar que, no passado, teria sumido entre duzentos e quinhentos mil que teriam sumido no tempo em que o vereador Elias, em duplicidade, tinha o cargo de secretário e de vice-prefeito na administração do ex-prefeito Raul Bueno. Ele disse que torcia, de coração, para que isso não fosse verdade.

A vereadora Natália voltou a falar e agradeceu o apoio de todos, das muitas mensagens de apoio pelas redes sociais, e disse que tinha ficado muito magoada com toda a situação, que tinha afetado toda a família, mas que era importante a união de todos para enfrentar os problemas da cidade.
O vereador Cidinho disse que havia procurado a vereadora Natália há três meses, alertando-a que ela teria deixado o e-mail aberto, o que possibilitou a visualização de coisas pessoais. Disse que se quisesse fazer alguma coisa contra ela teria feito há muito tempo atrás. Diante do tumulto por parte da plateia, o que dificultou até a gravação da sua fala, o presidente da casa encerrou a sessão.

Em tempo: na mesma noite, pela sua página no Facebook, o ex-prefeito Gregorio rebateu longamente as alegações do vereador Elias de que ele estaria por trás de uma articulação para cassar o mandato da vereadora Natália. Entre outras coisas, ele afirmou: “Alguns comentários feitos na noite de hoje na Câmara Municipal deixaram-me chocado e muito triste, não somente por mim, mas por Pirapora, pois comprovam o velho jeito baixo e criminoso de fazer política. E é por isso que venho a publico esclarecer o que foi omitido do povo [...] Talvez a população não saiba, mas quem entrou com a denúncia pedindo a cassação da vereadora Natália Silveira foi o suplente do partido DELA, sim um aliado do PTB. Que interesse eu teria em colocar um suposto adversário na Câmara? Será que eu trocaria seis por meia dúzia? Qual a lógica disso?”









Comentários