COMO FAZER INTERCÂMBIO: ESTÁ CADA VEZ MAIS FÁCIL REALIZAR ESTE SONHO EM QUALQUER IDADE

Intercâmbio não é uma atividade reservada a jovens e adolescentes. Algumas escolas têm cursos especializados para adultos e até com foco em inglês para negócios

Campinas, SP. (DINO04/12/2017 

Foi-se o tempo em que o intercâmbio significava que um aluno cursando o ensino médio no Brasil trocava de escola com um estudante no exterior por 6 meses.

Hoje, o conceito do que é intercâmbio se desenvolveu e adquiriu aspectos bem mais amplos e possibilidades mais abrangentes.

A maioria dos que ingressam em um curso deste tipo optam por escolas especializadas no ensino do idioma nativo de um país para estrangeiros. 

E estas instituições, além de vários tipos de cursos, como inglês para negócios ou preparatórios para exames de proficiência em línguas, se especializaram também em atender públicos de diversas idades, atendendo a uma crescente demanda do mercado.

É o que conta Adriana Paschoal, 41, de Osasco, que foi fazer um intercâmbio em Nova Iorque :

“A escola que escolhi em Nova York tem os dois lados: o lado teen, para adolescentes e jovens; e o outro lado, para adultos (cursos 30+). Na minha sala, havia médicos, engenheiros, arquitetos, bailarina, comissário de bordo. Tinha uma mistura de profissões que agregam bastante em termos de relacionamento e vocabulário. E as pessoas que estão ali buscam o mesmo que você. Minha preocupação era cair numa sala com muitos jovens e ficar muito no oba-oba. O meu tempo era curto e teria que render muito. Essa maturidade dos colegas ajudou bastante para conversar com pessoas que têm os mesmo assuntos.”

Mas quem quer saber como fazer intercâmbio precisa estar atento a outros detalhes também, além de escolher uma turma com a mesma faixa etária que a sua.

PROVIDÊNCIAS PARA FAZER INTERCÂMBIO
O primeiro passo é escolher o país e a cidade para seu intercâmbio
O conselho para quem está com esse dilema é simples: a melhor cidade para fazer intercâmbio é aquela que sempre sonhou conhecer. Afinal, esta pode ser uma oportunidade que não se repetirá, por isso é importante torná-la agradável ao máximo.

Evidentemente, destinos com Paris e Nova Iorque são mais caros, portanto, fazer um estudo do custo versus benefício da cidade escolhida pode valer a pena, mas se a pessoa tiver os recurso disponíveis, não deve pensar duas vezes e tratar procurar uma boa escola de intercâmbio na cidade onde vai morar por um tempo, que pode ser de duas semanas até um ano inteiro.

1- Vistos e outros documentos
Cada país tem seus próprios procedimentos quanto a vistos, vacinas e até a necessidade de comprovação de renda ou mesmo de pagar o curso adiantado.

É muito importante verificar isso com muita antecedência. Em geral, ter um passaporte com validade até 6 meses após a data de retorno é uma exigência comum da maioria dos países, assim como tirar um visto de estudante, que é diferente do visto comum de turista, principalmente se o intercâmbio tiver duração superior a 90 dias.

A única maneira de se certificar desses procedimentos é consultando os sites dos consulados ou pedir ajuda de uma agência especializada em intercâmbios.

2- Hospedagem
Outro ponto fundamental para quem quer fazer um intercâmbio barato é a hospedagem.

Passar alguns meses em um país morando em um hotel é praticamente inviável. A maioria dos intercambista opta pelo esquema de morar em uma casa de família conveniada com a escola onde vai fazer o intercâmbio e paga uma taxa a mais por isso.

Outros preferem a residência estudantil, também vinculada ao curso. Mas, sem dúvida, para quem vai ficar três meses ou mais, o indicado é procurar o mais rapidamente possível um apartamento barato e dividir o aluguel com dois ou três amigos, cozinhar as próprias refeições em casa e desfrutar de mais privacidade e liberdade de horários.

Quem busca mais informações sobre como realizar este sonho deve procurar sites de intercâmbio na internet , sempre com ótimas dicas e até depoimentos de quem já passou pela experiência. 


Comentários