Missionários Redentoristas formarão nova comunidade em Pirapora do Bom Jesus

A cidade de Pirapora do Bom Jesus entrará, em abril, em uma nova fase da sua rica história religiosa. Com a transferência do Pe. Sílvio Andrei para a cidade de Salto em abril, Pirapora terá sua paróquia dirigida pelos padres da Ordem do Santíssimo Redentor, ou Congregação  Redentorista, como é mais conhecida no Brasil. A Congregação está no Brasil desde abril de 1894, quando foi trazida por padres holandeses para a cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Poucos meses depois, padres alemães da região da Baviera se estabeleceram na cidade de Aparecida, que se tornaria a maior entre suas províncias no País, e também se estabeleceram em Goiás no mesmo ano.  

Segundo a página dos Missionários Redentoristas na Internet “os missionários paulistas dedicam-se à pregação de missões populares, atendem urgências pastorais em bairros pobres de grandes cidades, e se utilizam muito bem dos meios de comunicação social (Rádio, TV, Editora) para evangelizar. Eles se expandiram também para fora do país (Angola e outras regiões africanas, Suriname e Estados Unidos). Seu campo evangelizador de maior importância é o Santuário Nacional de Aparecida.” A própria construção da Basílica de Aparecida foi incentivada pelos Missionários Redentoristas.

São eles também que detêm o controle da Rádio e TV Aparecida, considerada hoje a 7ª emissora de TV com sinal aberto do Brasil. Segundo o Provincial da Congregação em São Paulo, Pe. José Inácio de Medeiros, esses meios de comunicação estarão à disposição para a divulgação dos eventos religiosos de Pirapora.

Ainda de acordo com Pe. José Inácio virão para Pirapora os Padres Rodrigo José Arnoso dos Santos (Pároco e Superior da Comunidade), auxiliado pelos padres José Afonso Savassa e João Paulo Ramos, além do Frater Heliomarcos Costa Ferraz. Além desses, frequentarão a cidade aos finais de semana e nas festas religiosas da cidade o que a Congregação chama de “Junioristas” - os jovens que estão na última etapa de seus estudos religiosos, antes de se tornarem padres.

Ainda segundo Pe. José Inácio, o desejo da Congregação para formar um Centro de Devoção Popular na grande São Paulo era muito antigo, o que se concretiza agora com a vinda para Pirapora: “teremos um grande trabalho de evangelização, não só dos milhares de romeiros que frequentam a cidade, mas da população de Pirapora. Acredito que com nossa experiência no acolhimento de peregrinos e fieis que temos em Aparecida e em outros oito grandes Centros de Peregrinação que administramos no País, formaremos uma grande comunidade em Pirapora do Bom Jesus”, afirmou. Ainda segundo ele, a primeira missa a ser celebrada pela Congregação em Pirapora deverá acontecer no dia 6 de abril, após a realização de uma cerimônia anterior na Basílica de Aparecida, ainda sem data, para marcar o envio dos missionários. 

Padre José Inácio de Medeiros – Provincial da Congregação Redentorista



Padre Rodrigo José Arnoso dos Santos - futuro Pároco e Superior da Comunidade em Pirapora



                      Santo Afonso Maria de Ligório – Fundador da Congregação Redentorista



O Padre Afonso Maria de Ligório fundou na cidade de Scala, sul de Nápoles - Itália, aos 36 anos, a Ordem do Santíssimo Redentor em 9 de Novembro de 1732, mais tarde rebatizada de Congregação do Santíssimo Redentor. A sua vida foi dedicada à missão e ao serviço contínuo junto aos mais abandonados. Faleceu em 1 de agosto de 1787 aos 90 anos (data que se comemora sua festa litúrgica). Foi beatificado em 1816 pelo Papa Pio VII e canonizado em 26 de maio de 1839 pelo Papa Gregório XVI. (Teremos duas grandes festas em Agosto, muito próximas!)

Na rede:

Os Missionários Redentoristas dão continuidade ao carisma de Santo Afonso na Igreja e na sociedade: "Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados pelo zelo, humildes e sempre dados à oração; os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguem o Cristo Redentor com o coração cheio de alegria, abnegados de si mesmos e sempre prontos a enfrentar o que é exigente e desafiador, participam do mistério de Cristo e o proclamam com simplicidade no viver e no falar, a fim de levar a Copiosa Redenção".

Dedicam-se fundamentalmente à pregação de missões populares e ao atendimento dos mais desfavorecidos. Está espalhada pelos cinco continentes, presentes em 83 países. O número de membros com votos emitidos (professos) é superior a 6000, integrando padres, irmãos e estudantes, o que faz deste instituto religioso um dos dez mais numerosos em todo o mundo católico. (Wikipédia)




Comentários