ESTUDANTE DE SANTANA DE PARNAÍBA É UMA DAS 100 FINALISTAS DA OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO (OQSP)

Foram quase 2 mil inscritos do Estado e apenas 100 selecionados para a fase final que acontece em junho no Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

Santana de Parnaíba - SP (DINO27/04/2018 

A estudante Eduarda Martins Garcia, de 16 anos, da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville - instituição particular localizada em Santana de Parnaíba - acaba de ser classificada para a Fase Final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), que acontecerá no Instituto de Química da USP no dia 09 de junho. 

Na primeira fase da competição, realizada no final do ano passado, cerca de 2 mil alunos inscritos do Estado de São Paulo enviaram uma redação sobre o tema Biorrefinarias: Conversão de Biomassa em Produtos Químicos. Promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), nesta fase final foram selecionadas somente as 100 melhores redações. 

"Eu recebi a notícia pelo professor de química Danilo e fiquei muito feliz, pois eu me preparei, dediquei horas na pesquisa sobre o tema, envolvi até a minha família na discussão do tema para que eu apresentasse uma redação relevante e que tratasse o tema e suas vantagens. Eu vivo uma imersão agora na disciplina de Química. Estou focada estudando para essa etapa final e além disso participo do projeto clube de ciências, que envolve processos químicos", comenta Eduarda. 

A proposta da competição é fazer com que alunos do Ensino Médio busquem na disciplina de Química formas de resolver problemas cotidianos, como por exemplo: a dependência do petróleo. 

"A partir de agora é orientar a Eduarda e prepará-la para as possíveis questões que possam cair, já que nesta fase são aplicadas questões dissertativas. Estamos confiantes e torcendo para que ela avance nessa fase e possa se classificar para a Olimpíada Brasileira de Química", comenta o professor Danilo Castro Pereira.

A correção e premiação ocorrem no mesmo dia do exame e os 50 vencedores recebem medalha e, posteriormente, diploma de mérito nominal. Além disso, os melhores colocados também recebem prêmios em dinheiro. E claro, os vencedores são classificados para a Olimpíada Brasileira de Química. 


"Estamos confiantes e torcendo para que ela avance nessa fase e possa se classificar para a Olimpíada Brasileira de Química”, comenta o professor Danilo.



Comentários