QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por meio da arte, as crianças expressam seus sentimentos primeiro rabiscando, depois desenhando, pintando, cantarolando, dançando e inventando personagens.

Curitiba, PR. (DINO26/04/2018 

A arte é uma maneira particular que uma pessoa desenvolve para expressar suas emoções e seus sentimentos. Por isso, uma mesma emoção pode ser manifestada de várias maneiras, por pessoas diferentes. Além disso, cada uma delas pode ter um talento específico e distinto para se expressar.

Esse dom artístico pode ser extravasado por meio de desenhos, pinturas, danças, música, entre tantas outras formas e, se desenvolvido desde cedo — ainda na infância — esse talento pode ajudar no afloramento e aprimoramento de outras habilidades.

Qual é a importância do ensino da arte no desenvolvimento infantil?

A arte reflete a história e a cultura vivenciada por uma pessoa, levando-se em consideração seus valores estéticos de beleza, harmonia e equilíbrio. Tudo isso, é facilmente percebido por um adulto, mas para uma criança, a manifestação do universo infantil é algo natural, sem que ela se dê conta de que está expressando tudo o que vivência naquele momento da sua vida — ainda que tenha tido apenas poucas experiências.

Para elas, não há um modo de se expressar por meio da arte, apenas uma vontade e um impulso nato de expressar suas percepções do mundo que ainda estão sendo construídas. A arte pode ter várias funções no desenvolvimento da criança. Confira quais são elas!

Expressar as emoções

As emoções são uma parte indissociável dos humanos, entretanto, na infância tudo é novo e está aí para ser descoberto e é assim também com as emoções das crianças. E à medida que compreendem como o mundo funciona, elas encontram dentro de si, maneiras para se expressar sobre o que vivenciam, interpretando, assim, a realidade que as cerca.

Por meio da arte, as crianças expressam seus sentimentos primeiro rabiscando, depois desenhando, pintando, cantarolando, dançando e inventando personagens.

Desenvolver a criatividade

O afloramento da criatividade também é facilitado pela arte. Qualquer que seja a forma como a criança se sinta confortável em expressar seu talento artístico, ela tem papel fundamental em seu desenvolvimento intelectual.
E isso acontece porque a expressão artística reflete sua imaginação, de visualizar o mundo além do óbvio e, também, de criar alternativas para seus problemas. Um rabisco que a criança faça, demonstra que é capaz de criar com o que tiver à sua disposição.

Estimular a escrita

O rabisco citado acima não dará lugar apenas aos desenhos que, mais tarde, as crianças farão, mas, também, às palavras que um dia escreverão. Pensando nos primeiros seres humanos, há registros de rabiscos feitos em cavernas, datados antes mesmo de desenvolverem a fala. Era rabiscando que eles desenhavam sua impressão sobre o mundo.
Dessa forma, podemos concluir que, ao rabiscar, as crianças treinam suas habilidades com o lápis, as quais serão necessárias para a escrita. Ao utilizar lápis de cor, canetinha, pincel giz de cera e até os dedos para desenhar, os movimentos que a criança fará com as mãos auxiliarão em sua alfabetização.

Aguçar a percepção com os cinco sentidos

O reconhecimento que a criança tem de si e dos outros também é estimulado pela expressão artística, isso porque, enquanto ela cria personagens com características peculiares, sua sensibilidade é aguçada e, também, sua capacidade de observação e percepção. Por essa interpretação, a criança reconhece tanto nela quanto nas outras crianças as semelhanças e as diferenças.

Quando ela faz modelagens de massinha e escolhe brinquedos de certas cores e formatos, ela está recebendo, absorvendo e interpretando informações de maneira completa, aguçando seus cinco sentidos.

Cabeça, mãos e coração
Durante as aulas de Artes do Colégio Suíço-Brasileiro são tocadas músicas enquanto os alunos trabalham com a mente, o coração e também com as mãos. Aliás, as mãozinhas das crianças trabalham com muito afinco e dedicação.
A sala de artes do Colégio é equipada com todos os materiais que os alunos precisam para desenvolver suas habilidades manuais. Em vez de livros, os alunos seguem conteúdos organizados pela professora de Artes. As aulas são divididas em dois momentos: um para a aprendizagem técnica e outro em que o aluno é encorajado a desenvolver sua criatividade.

O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba aproveita todos os benefícios da arte no desenvolvimento dos seus alunos. Conheça mais sobre o Colégio no site https://chpr.aesb.com.br/. Se desejar, agende uma visita pelo telefone (41) 3525-9100.




Comentários