Educação faz doação de cadeiras de rodas para aluno da Escola Nercy

A secretária de Educação de Pirapora do Bom Jesus, Dolores de Oliveira, através de parceria com empresários, fez a doação de duas cadeiras de rodas para o aluno com necessidades especiais, Gustavo Nogueira Silva Barreiros, matriculado na Emef Profª Nercy Amélia Martelini Daher, na quarta-feira, 24.

A secretária Dolores estava muito feliz com a ação que é fruto do trabalho desenvolvido pelo movimento Atendimento Educacional Especializado (AEE), que foi reformulado no ano de 2017. “Quando assumi a Secretaria de Educação verifiquei que o movimento precisava se adequar as novas normas de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. Então criamos o Polo psicopedagógico AEE, que atende alunos portadores de necessidades especiais e alunos comportamentais e com distúrbio atencional: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TODAH); Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e de Conduta”. E continuou. “Agradeço os empresários Marcos Medeiros, Thiago, David e Matheus, por acreditarem no nosso trabalho e fazer a doação para o Gustavo, que tinha uma cadeira de rodas pequena. As novas, além de maiores, são de matérias mais leves e mais confortáveis”, finalizou Dolores.

SAIBA MAIS SOBRE O AEE

Em 2017 foram criados os Polos Nila Pontes , Bom Jesus,  Sítio  (Miam e Ponunduva) e na escola Especial Vereador Luís (Morro Branco), além de brinquedotecas  e uma pequena biblioteca  denominada “LEVA e TRAZ”. Nos Polos também há salas Multifuncionais para atendimento AEE e Psicopedagógico.

Na escola Nercy há uma sala Multifuncional, criada em virtude da quantidade de crianças portadoras de necessidades especiais. Também são desenvolvidos trabalhos no Núcleo da assistência aos internos da Casa de acolhimento BORBOLETAS, bem como visitando o CAPSI e promotoria. 

São feitos atendimento aos pais com “Aconselhamento Familiar” e atendimento aos alunos, que acontecem nos Polos e de forma itinerantes nas creches e nas escolas do ensino Fundamental.

O Polo Psicopedagógico foi inovador com os atendimentos nas Creches. Realizando a identificação dos alunos portadores de deficiência de qualquer ordem nas pré-escolas ficarão conhecidas suas peculiaridades antecipadamente e quando forem para o Ensino Fundamental será mais fácil montar o processo pedagógico eficiente e individual.

A Secretaria de Educação, através do AEE, da atendimento domiciliar com material apostilado a um aluno portador de múltiplas deficiências de locomoção e encaminhou material visual- lupas digitais- para portadores de baixa visão.

As Coordenadoras do AEE são:  Mara  Brayner  Santos , Irene  Duarte Silva e a professora Josilene de Melo Pereira. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação pelo telefone 4131- 3396.


Comentários