Pirapora do Bom Jesus mantem ritos e tradições católicas do Corpus Christi


Programação contará com missas, procissão, tradicionais tapetes pelas ruas do centro da cidade e Feira Gastronômica Master Chef’s

A Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus, através da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus finalizaram a programação para as celebrações do Corpus Christi, que acontecem no próximo dia 31 de maio. Faz parte dela Missas Solenes às 8, 10 e 12 horas no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, e às 16 horas, seguida de Procissão pelas ruas do centro da cidade, além da Feira Gastronômica Master Chef’s.
O município tem se destacado na região pelos lindos tapetes confeccionados nas ruas. A tradição de enfeitar as ruas para a passagem da procissão começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, mas também é uma antiga tradição em Pirapora do Bom Jesus, que conta com a participação de toda a comunidade escolar, civil, privada e pública. Neste ano serão confeccionados 50 tapetes coloridos com diversos materiais, somando 650 metros de tapete pelas ruas da cidade. Durante o feriado os piraporanos e visitantes também vão contar com a tradicional Feira Gastronômica Master Chef’s, tornando a celebração do Corpus Christi em Pirapora do Bom Jesus ainda mais convidativa para os romeiros de fé.
UM POUCO DA CELEBRAÇÃO DO CORPUS CHRISTI 
O Corpus Christi foi instituído pelo Papa Urbano IV no ano de 1264. É uma festa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo, e acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Realizá-la em vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Fotos: Rafael Pacheco (divulgação)





FEIRA GASTRONÔMICA

A Feira Gastronômica Master Chef’s sempre trás a Pirapora o melhor da culinária nacional e internacional, colocando o público em contato com diversas culturas regionais e mundiais, através de pratos típicos ou exclusivos, como da comida mineira, baiana, pratos exóticos, cafés, sobremesas, vinhos, cervejas, e pratos da culinária venezuelana, peruana, turca, árabe, japonesa, entre outras. A feira será montada em frente ao Clube Municipal.



Comentários