POR QUE A CADA ANO AUMENTA A DIFICULDADE DE ACESSO DOS JOVENS AO MERCADO DE TRABALHO?

A cada ano menos jovens têm acesso ao mercado de trabalho, porém a crise não é o único fator para esta estatística. Pesquisas demonstram que os jovens não possuem as competências comportamentais necessárias para acesso ao mercado. Por outro lado, a maioria das universidades foca apenas no conhecimento técnico. A boa notícia é que existem plataformas de carreira, como a da empresa Cmov, que ajudam jovens nesse caminho de sucesso profissional.

Rio de Janeiro, RJ (DINO15/05/2018 

A cada ano está mais difícil o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Em pesquisa realizada no quarto trimestre de 2017 pelo IBGE, a taxa d desemprego no pais alcançou 11,8% porém para os jovens entre 18 a 24 anos essa taxa sobe para 25,3%. A notícia fica ainda pior quando se percebe que isso não pode ser atribuído somente a crise econômica que afeta o Brasil. Existem outras questões tão ou quão preocupante como esta. 

Pesquisa realizada pela HayGroup constatou que 80% dos jovens não possuem as competências comportamentais mínimas necessárias para o acesso ao mercado de trabalho, ou seja, os gestores não conseguem fechar suas vagas por não encontrarem jovens com o perfil que eles procuram. Esta pesquisa não se refere às competências técnicas aprendidas nas Universidades, mas sim às competências comportamentais, como comunicação assertiva, liderança, criatividade, pensamento crítico, flexibilidade entre outras, que ainda não são ensinadas na maioria das instituições de ensino superior.

O mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo, requer dos seus profissionais muito mais do que o conhecimento técnico adquirido nas universidade. As organizações buscam profissionais que realmente saibam o que querem profissionalmente, conhecem suas fortalezas, suas fraquezas e buscam o desenvolvimento constante. Um outro fator muito preocupante quando se fala dos jovens profissionais é que muitos deles saem da faculdade sem saber ao certo o que irão fazer profissionalmente, ou seja, com muitas angústias e dúvidas. A questão principal é que, quando não se sabe o que fazer profissionalmente, fica muito mais difícil definir que caminho seguir e em que se desenvolver.

Dessa grande angústia dos jovens em definir o que fazer profissionalmente e o passo a passo para alcançar o sucesso profissional que surgiu a Cmov, empresa especializada em auxiliar os jovens em todas as suas dúvidas de carreira. Através de uma metodologia pragmática, já auxiliou mais de 600 jovens universitários em todo o Brasil a descobrirem seu caminho profissional.

Bianca Miranda, estudante da UFF, foi uma das estudantes que utilizou a metodologia da Cmov para seu desenvolvimento profissional e relatou sua experiência: "A metodologia da Cmov foi muito importante para eu poder identificar como eu começaria a mudar minha vida. O meu Perfil é Empreendedor e eu estou com planos de começar um projeto na área da educação"

Para a Cmov, definir a meta de carreira, ou seja, o que fazer profissionalmente, é o primeiro e mais importante passo para a construção de uma trajetória de carreira de sucesso. Por isso, o primeiro passo na metodologia da Cmov é o auxílio ao jovem na definição do seu objetivo profissional .

Através da Plataforma de Carreira Online da Cmov, o estudante tem acesso a um teste de Perfil Profissional que o ajudará na construção da sua meta de carreira, passando pelas competências comportamentais mais exigidas pelo mercado. Identificará seu nível de conhecimento em cada uma delas e terá um plano de desenvolvimento personalizado. Terá acesso também a um simulador de currículo, dicas de como construir uma rede de relacionamento e conhecerá as principais técnicas de seleção existentes no mercado.

Matias Torres, presidente da AIESEC e estudante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, também participou da metodologia da Cmov e comentou: "Passar pela metodologia da Cmov foi uma experiência que indico fortemente a todos. Hoje em dia não basta se formar numa faculdade de boa reputação, pois o mercado atual busca pessoas com diversas competências não ensinadas no meio acadêmico. Entender seus objetivos, as habilidades a serem adquiridas para chegar lá e como fazê-lo, são conhecimentos cruciais para ter sucesso e felicidade numa carreira".

Acesso o site da Cmov e saiba mais.


"As organizações buscam profissionais que realmente saibam o que querem, conhecem suas fortalezas, suas fraquezas e buscam desenvolvimento constante." 





Comentários