Como economizar energia no inverno


Confira dicas de consumo consciente, racional e seguro

O inverno no hemisfério Sul se estende até 22 de setembro. Além de passar mais tempo em ambientes internos quando a temperatura cai, as pessoas acabam aumentando o uso de aparelhos como chuveiros e secadores de cabelo. A tendência natural é que também cresça a procura por aquecedores elétricos, por exemplo. O resultado pode aparecer na conta de luz ao final do mês, com uma alteração significativa de valores.

A Eletropaulo recomenda que, ao adquirir um novo eletrodoméstico, é importante escolher os que têm baixo consumo de energia. O selo do Procel indica alta eficiência energética, assim como a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Se o aparelho for importado, o Energy Star aponta os modelos mais econômicos.

Também é recomendável não usar os aparelhos no “stand-by” (modo de espera), que   podem representar até 12% do consumo de uma casa segundo dados do Instituto Akatu. Se o morador for se ausentar durante longos períodos, vale até mesmo tirá-los da tomada.

A Eletropaulo considera que controlar o consumo de energia elétrica não envolve apenas a economia financeira. Essas atitudes também evitam o desperdício de recursos naturais e os impactos negativos ao meio ambiente. Por isso, a distribuidora preparou algumas dicas de consumo consciente para economizar energia sem abrir mão do conforto. Veja abaixo:
  • Chuveiros Elétricos: – Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o aparelho representa entre 25% e 35% da conta de energia de uma família. Por isso, reduza o tempo do banho e só alterne a temperatura para a posição “inverno” quando for realmente necessário. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Desta forma, uma família de quatro pessoas, com um banho de 15 minutos por dia cada um, gasta o equivalente a 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por 1 hora, o que corresponde a cerca de R$ 100 na conta. Na posição “morno” ou “verão”, o chuveiro consome 30% a menos de energia. Neste exemplo, o equivalente a R$ 30;
  •  Aquecedores: podem chegar a corresponder a um terço do gasto doméstico com eletricidade no inverno. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos, regule a temperatura e utilize-o apenas quando estiver no ambiente.
  •  Iluminação: Sempre que possível, use a iluminação natural. As cores claras em paredes e tetos refletem melhor a luminosidade. Apague a luz dos ambientes desocupados e troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia, além de serem mais duráveis.
  • TVs e Computadores: não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo. Programe o timer (desligamento automático). No caso do computador, desligue o monitor após 15 minutos sem uso e o aparelho se for ficar mais de 2 horas sem utilização.
  • Máquinas de lavar e secar: utilize a capacidade máxima. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. A empresa recomenda que não seja usada a função de “água aquecida”. Quanto às secadoras, utilize-as apenas quando realmente necessário;
  • Geladeiras: Evite abrir a geladeira sem necessidade, pois o ar mais quente de fora força o motor do equipamento a gastar mais energia para resfriá-la novamente. Não a deixe próxima ao fogão e ajuste o termostato de acordo com a estação. Verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos. 





Comentários