10 DICAS PARA COMEÇAR A GESTÃO DAS REDES SOCIAIS DO SEU NEGÓCIO

A SpotPlan selecionou ações fundamentais para você dar início à gestão das redes sociais do seu negócio e gerar uma presença digital relevante e ao mesmo tempo estratégica.

Belo Horizonte, MG (DINO17/10/2018 

A força das redes sociais é indiscutível nos dias de hoje, e a cada momento é mais difícil construir uma presença relevante e de bons resultados nestes ambientes tão concorridos. Pior ainda é abster-se de fazer parte destes potenciais meios de interação. 

Por isso, a SpotPlan selecionou dicas fundamentais para você dar início à gestão das redes sociais do seu negócio, gerar uma presença digital relevante e ao mesmo tempo estratégica.
Com as nossas dicas você terá um ótimo ponto de partida e ainda condições de estudar e aprimorar seus conhecimentos. 

1. Defina a persona

Se você realizou um plano de negócios anteriormente já terá esta informação em mãos e saberá a importância disso. Determinar sua persona é diferente de determinar seu público-alvo. Você precisa de uma clareza maior, como por exemplo, considerar detalhes de comportamento, idade, gênero, localização e renda. 

A diferença entre definir o público-alvo e a persona é que no primeiro caso são consideradas características gerais, enquanto no segundo é a personalização de um cliente real com gostos e preferências.

A definição da persona vai servir de diretriz para as decisões estratégicas da gestão de suas redes sociais. É uma das melhores maneiras de iniciar ações bem-sucedidas. 

2. Conheça as peculiaridades de cada rede 

Você precisa estar atento à qual rede social é ideal para o seu negócio e sua persona, aquela que trará mais potencialidades de acordo com sua área de atuação.

Pesquise sobre cada uma delas antes de sair criando páginas em todas aleatoriamente. Tenha, antes disso, a consciência de qual irá servir ao seu propósito! 

Vá para onde está a sua persona e entregue valor. Você será recompensado por isso.

3. Pense em identidade visual

Quando falamos de gestão de redes sociais, o aspecto visual fala muito alto. Isso porque as pessoas estão expostas a um volume muito grande de informação e a identidade visual com certeza é uma maneira de atrair e manter o público interessado em seu conteúdo.
Portanto, defina o layout, as cores, as fontes, variação de temas, entre outras coisas. 

4. Some com conteúdo relevante 

A dupla conteúdo de qualidade e identidade visual bem elaborada é imprescindível para que sua rede social seja bem-sucedida. Por isso, seu conteúdo deve ser rico e útil para sua persona e ainda ter um aspecto visual bem trabalhado. 

Coloque-se no lugar do seu cliente e pense o que ele quer saber do seu negócio. E não se esqueça de atualizar suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento.

Gifs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos também são muito bem-vindos! 

5. Planeje-se

Assim como tudo na vida, sua atuação nas redes sociais também precisa de planejamento.

Defina metas de curto, médio e longo prazos, crie um calendário de postagens, leve em consideração datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.

Programar as postagens da semana, por exemplo, deixará sua agenda mais livre para outras demandas. 

6. Crie relacionamento 

Não basta apenas colocar seus posts nas redes, também é preciso interagir com as pessoas. Responda e curta os comentários. Busque entrar em alguns perfis de seguidores e pesquisar seus interesses.

Tenha atenção, pois a grande maioria dos clientes espera que uma empresa responda dentro de 24 horas à uma solicitação realizada. Na hora de responder algum questionamento deixe transparecer sua expertise de forma leve e até um pouco bem-humorada; mas sem liberdade exagerada. 

Outra opção para gerar um relacionamento próximo é postar fotos de reuniões, atividades cotidianas e aniversários, por exemplo.

7. Faça parcerias 

Realizar parcerias e formar uma rede de recomendações é muito útil e eficaz no sucesso de redes sociais. Imagine muitas pessoas marcando e recomentando seu negócio para outros usuários.

Para isso você poderá realizar campanhas, incentivos, utilizar-se de parcerias ou contratos com influenciadores digitais; dentre outras possibilidades! Seja criativo! 

8. Busque referências em marcas bem-sucedidas 

Inspire-se em casos de sucesso e marcas bem-sucedidas nas redes. Eleja algumas para você seguir, interaja com elas e aprenda lições que poderão ser adaptadas à sua realidade. Porém não faça cópias! 

9. Reserve um orçamento 

Você precisa ter um orçamento, mesmo que modesto, reservado para postagens pagas, aplicativos relevantes e também para gerar ou adquirir boas imagens e vídeos. Atente-se para não ferir os direitos autorais de terceiros e sofrer alguma penalização por isso. 

10. Monitore seus resultados 

Avalie a sua estratégia fazendo uma análise de suas postagens, compare qual postagem teve maior interação e repita a receita que estiver dando certo. 
Utilize as informações fornecidas pelas próprias redes sociais como, por exemplo: número de cliques por postagem, alcance dos posts, melhor horário para publicação e faça os ajustes necessários para melhorar o desempenho cada vez mais.

Para finalizar: Fique atento ao conteúdo da SpotPlan e aprenda mais sobre Marketing Digital, gestão e estratégia!

Sobre a SpotPlan:

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"As redes sociais mudaram a relação das empresas com os clientes. A conexão digital com o público fortalece, amplifica e potencializa o sucesso dos negócios".



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